sexta-feira, 22 de outubro de 2010

The Athlete - Filme sobre ABEBE BIKILA


Guardas Italianos com tochas iluminam o trajeto
Amigos,
VIVA A CORRIDA!
Quer se emocionar? É só não perder a estréia do filme THE ATLHETU de Rasselas Lakew e Davey Frankel, representante da Etiópia na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em tempos de equipamentos incríveis, tenis levíssimos, shorts especiais, meias acolchoadas , camisetas tecnológicas, pernito, manguito.. etc..etc.. Tudo desenvolvido para facilitar a vida do corredor. Ao se deparar com a história do campeão olímpico, o etíope Abebe Bikila que não fez questão nem de tenis, ter batido o recorde mundial de maratona em Roma 1960 e quatro anos depois vencer novamente.
Você pode ir reservando um espaço na sua caixa craniana para refletir sobre como foi possível isso um dia? E talvez chegar a uma das possíveis conclusões.
 “Por não saber se era impossível correr naquelas condições. Bikila foi lá e fez!
Descalço pronto para ultrapassar o favorito
A maratona olímpica de Roma em 1960 foi a primeira a ter a largada e chegada em um estádio e era a primeira vez também que em uma olimpíada a maratona foi percorrida a noite, ou seja, o percurso precisou ser todo iluminado com tochas pelos soldados italianos. Abebe Bikila corria sua terceira maratona com equipamento hoje considerado pesado e inadequado, short e camiseta grossa de pano, inclusive o número, correu sem tenis, descalço e do seu jeito conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde mundial fazendo história ao ser o primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro olímpica.
Na olimpíada de 1960 em Roma Abebe Bikila demonstrou naquelas difíceis condições que o verdadeiro guerreiro é aquele que se vence, ou seja, que se supera, para isso ele simplesmente desprezou, não tomou conhecimento dos desconfortos e em uma chegada esplêndida Abebe Bikila estava literalmente “MEN SAN IN CORPORE SANO” – num momento de total equilíbrio – Foi assim foi a definição do antropólogo Joseph Campbell em 1993, no documentário O PODER DO MITO.

"O atleta" já ganhou o Festival de Edimburgo e está na programação da Mostra Internacional de São Paulo, que começou ontem, na quinta-feira. Para mim, se há filmes melhores na competição é o menos importante, pelo histórico de Abebe Bikila já elegi esse para assistir!

É inevitável não absorver a mensagem que Bikila nos deixa, por sermos corredores estamos mais próximos dessas sensações e de toda sua história. De uma coisa nunca vou discordar porque sou e penso assim: Que a extraordinária e verdadeira força e resistência do ser humano provém de seu íntimo.


Veja o triller do filme em:
 http://www.youtube.com/watch?v=onLdjUFDmnk&feature=related

2 comentários:

Wanderlei de Oliveira disse...

Salve VICENT,

Bem lembrado.
Foi uma época histórica quando em 1960, despontava o etíope Abebe Bikila, um negro magro, que corria descalço e surpreendeu o mundo quando venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Roma, com 2h16min02s, recorde mundial na época.
Vale conferir o filme.

Wanderlei de Oliveira

Antonio C R Colucci disse...

#aisim
Muito bom ter alguém para nos mostrar a história do nosso esporte.
Valeu Vicent
Abraço
Colucci
@antoniocolucci